Diário da mãe do Davi

Ovo da Páscoa pode?

08/04/2015

Por Karyn Nascimento …

Esse feriado foi uma delicia, comemorar a pascoa é sempre bom.

A morte de Jesus na cruz nos faz pensar no sacrifício e na entrega da sua vida pela nossa, a  esperança se renova junto com a ressurreição de Cristo, esperança de um amanhã melhor com mais amor e paz!

Além de todo significado cristão, a páscoa nos faz lembrar da simbologia dos ovos de páscoa, na maioria das vezes meramente comercial e em outras não, mas ele está presente em quase todas as casas nesta época.

Se os adultos se alegram ao receber um ovo de páscoa de presente imaginem as crianças, desde as menores até as que já nem são mais crianças assim, não dispensam este presente nesta época.

Mas quando os pequeninos devem iniciar o chocolate no cardápio, ou experimentarem pela primeira vez?

Sera que estou sendo chata demais por não ter dado chocolate para o Davi, a cobrança foi grande, mas resisti firmemente e não dei, será que estou certa ou apenas exagerando no cuidado?

Pensando nessas perguntas e buscando as respostas, vou compartilhar com vocês algumas colocações que me ajudaram neste final de semana.

A primeira pessoa que me orientou sobre o chocolate foi o pediatra do Davi, ele me disse que ele deveria experimentar, se possível, somente após os dois anos de idade, antes dos dois anos o bebê está se adaptando a novas experiências alimentares, descobrindo novos sabores e texturas dos alimentos.

Antes dos dois anos o contato com alimentos como o chocolate, ricos em gorduras e açúcar, além de não serem saudáveis atrapalham nesse leitura do corpo com os alimentos saudáveis, alterando o paladar dos pequeninos, fazendo que inevitavelmente eles prefiram os doces do que os alimentos saudáveis.

Mas como resistir aquelas carinhas de “mamãe eu quero”?

Pra mim foi fácil, pois o Davi não teve contato com os primos no momento chocolate, nem em casa ele presenciou este momento, então ele não fez essa carinha quase irresistível que eles geralmente fazem quando querem alguma coisa.

Se o seu bebê fez essa carinha e teve contato com o chocolate, mesmo antes de completar 01 aninho, fique atenta! Toda regra tem a sua exceção e caso fique preocupada com o bebê ficar com vontade e acabe dando o chocolate para ele experimentar, com certeza ele gostará, fique atenta a quantidade de chocolate que ele vai comer, tente dar apenas uma pequena porção, pois virão outras depois, uma vez gravado no paladar, certamente eles pedirão novamente.

Outra preocupação com o chocolate é a possibilidade do surgimento de alergias, por isso, fique por perto para verificar possíveis reações. Os ingredientes do chocolate como açúcar  e leite também podem causar gases, ou ate mesmo a diarreia se forem consumidos em excesso logo no começo.

Enfim, só não vale ficar paranoica!Se você decidir dar chocolate antes ou após os dois anos de idade, o que continua importando é o bem estar do seu filho. O cuidado excessivo e radical demais torna tudo mais difícil e estressante.

Seja sempre maleável e ajustável ao seu modo de viver! O importante é ser feliz e saudável!

Vou colocar aqui embaixo alguns links relacionados ao assunto, que achei interessantes.

Bjsss 😉

http://brasil.babycenter.com/x3600016/tem-problema-dar-chocolate-para-crian%C3%A7as-bem-pequenas

http://medicoresponde.com.br/com-que-idade-crianca-pode-comer-chocolate/

http://www.amomeubebe.com.br/2011/05/bebes-podem-comer-chocolate/

Você também pode gostar de:

Sem Comentários

Deixe seu comentário