Como manter as toalhas brancas, Veja essa dica

Ha algo mais satisfatório em tocar numa toalha branca e limpa. Mas o que você deve fazer quando as toalhas brancas começam a ficar um pouco menos brancas? Se estiverem ficando encardidas ou amareladas, saiba como manter as as toalhas brancas.

Aprenda como preservar suas toalhas sempre brancas, Confira essas dicas

Conforme, você vai vendo sua toalhas brancas, ficando com aquele aspecto de encardida, é muito desagradável, tão pelo aspecto visual, como higênico, e isso que vamos te ajudar a resolver. Veja mais.

Por que as toalhas brancas ficam encardidas?

Quantidade errada de sabão

Se você usa muito sabão regularmente, suas toalhas brancas começarão a desenvolver uma aparência encardida devido ao acúmulo de sabão em excesso. Por outro lado, se você não usar sabão suficiente, suas toalhas não ficarão limpas adequadamente e podem ficar encardidas com o tempo devido ao acúmulo de sujeira.

Então, leia as instruções no frasco de sabão em pó e use quantidade recomendada ao lavar as toalhas brancas.

Lavar em água dura

Primeiramente a água dura é rica em minerais como cálcio e magnésio. Com o tempo, esses minerais podem prejudicar sua roupa, deixando os tecidos brancos com uma aparência encardida, amarela e rígida. No entanto, se você não tem certeza se está sendo afetado por manchas de água dura? Aqui está uma forma de saber:

  1. Encha um recipiente transparente com tampa até ⅔ de seu tamanho com água da torneira (uma garrafa de água de vidro ou frasco de vidro é perfeito para isso).
  2. Em seguida, adicione algumas gotas de sabonete líquido, feche a tampa e agite vigorosamente.
  3. Logo após, coloque seu recipiente para baixo e verifique a água. Ao passo que, a água turva com bolhas mínimas é uma indicação de água mais dura.Entretanto, água limpa com muitas bolhas no topo é uma indicação de água mais macia.

Se você tiver com muita água dura e estiver se perguntando como manter as toalhas brancas brancas, talvez, seja necessário usar um pouco mais de sabaão na lavagem. Em suma, consulte o fabricante do sabão para a roupa quanto ao uso recomendado.

Misturando as toalhas brancas com Cores

Você talvez esteja misturando suas toalhas brancas com toalhas coloridas ou outros itens, a tinta dos tecidos coloridos pode manchar sutilmente suas toalhas brancas. 

Eventualmente isso pode acontecer, pois você pode querer aproveitar a lavagem, e lavar suas toalhas brancas com cores. No entanto, se optar por misturar brancos com cores, certifique-se de já ter lavado as peças coloridas mais de uma vez (para retirar a maior parte do excesso de tinta). Opte sempre pelo ciclo frio.

Uso excessivo de alvejante de cloro

O uso excessivo de alvejante pode danificar os tecidos e causar amarelamento  As fibras naturais como o algodão têm um núcleo amarelo, portanto, o alvejante excessivo irá expor o material da fibra do núcleo.

O mesmo serve para fibras sintéticas, feitas de polímeros sintéticos amarelos. Se você optar por usar alvejante de cloro, certifique-se de seguir as instruções da embalagem com atenção.

O que você vai precisar

Banheira ou bacia grande

Bicarbonato de sódio

Detergente – de boa qualidade

Vinagre branco destilado

Bolas de secador de lã (usado em secadoras de roupas)

Etapa 1: dissolva o bicarbonato de sódio para um pré-molho

Primeiramente dissolva 1 xícara de bicarbonato de sódio para cada 1 balde de água morna ou uma bacia grande. Depois, deixe de molho as toalhas por volta de 1 a 8 horas, dependendo do nível de encardido.

Se você quiser um poder branqueador extra, misture sabão para a roupa na água antes de molhar as toalhas. Adicione apenas a quantidade de sabão que você usaria em um ciclo de lavagem normal e, em seguida, deixe de molho por 1-2 horas.

Etapa 2: lave com vinagre

Antes de tudo, lave as toalhas na máquina de lavar, como faria normalmente, mas adicione 1/2 xícara de vinagre branco destilado durante o enxágue. Basta colocar o vinagre na abertura do amaciante ao colocar o sabão em pó.  

O método tradicional para limpar toalhas é usar água morna, mas com os avanços atuais nas fórmulas de sabão em pó, suas toalhas podem ficar igualmente limpas com água fria. As temperaturas da água fria também evitam o encolhimento nas costuras e ajudam a manter as cores. 

Etapa 3: Secar ao Sol

Então, se você realmente quer que essas toalhas fiquem brancas, seque-as ao sol. O sol é como uma solução clareadora natural para toalhas e outros tecidos brancos

Como alternativa, você pode secar sua toalha na secadora. Tente usar bolas secadoras de lã

Então, gostou dessa dica, compartilhe esse link, comente, Afinal sua opinião é muito importante para nós.

Veja também:

Perfume seu banheiro com difusor de ambientes, veja a receita

organize seu guarda roupa, veja as dicas

Como eliminar o mofo dos armários da cozinha

veja como conservar alface fresca por uma semana

faça um detergente caseiro, saiba mais

Veja sempre todas as nossas dicas, sobre moda/estilo, dicas domésticas e mais, tudo para melhorar seu dia a dia e bem estar.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo Protegido!!