Aprenda a deixar as Flores Secas, e crie lindos arranjos. Confira

Arranjo de flores secas – Divulgação/Imagem: Archizinefr

As flores estão à nossa volta e não falamos apenas sobre a natureza. Contudo, também se transformam em um símbolo de amor, carinho e gratidão, e nos acompanham nos momentos mais marcantes de nossas vidas. 

Logo, seja qual for a ocasião especial, dar um buquê de flores é um gesto atemporal para mostrar seu sentimento.

Ou seja, depois de uma festa com flores, muitas vezes nos encontramos rodeados por milhares de plantas com flores que não sabemos mais onde colocar ou como conservar por mais tempo.

E aí está, uma ideia brilhante: transformá-los em uma criação decorativa que irá resistir ao longo do tempo simplesmente com a ajuda de uma técnica de secagem fácil.

Conheça a técnica de deixar as flores secas, e aproveitá-las na decoração

Temos aqui uma dica muito prática, para esta época do ano em que gostamos de nos dedicar a atividades criativas e divertidas. Então, não espere mais para dar uma olhada em nossas dicas sobre como alcançar um arranjo de flores secas.

Como secar flores?

Preservar as flores secas, é uma boa solução não só para as conservar mais, mas também para desfrutar de uma decoração natural e acolhedora durante todo o ano. O método mais conhecido é deixar as flores secar ao ar livre. Porém, este processo leva mais tempo, então se você está apostando em um resultado mais rápido, terá que optar por um dos outros métodos. Refere-se de secar com dessecador (com ou sem microondas)  Para lhe dar um impulso nesse processo, explicamos a seguir as duas técnicas mais populares.

Processo 1 / Seque as flores ao ar livre

Para usar este método de secagem, você precisará:

  • corda e tesoura
  • varal ou cabide
  • flores

Como fazer

  1. Comece escolhendo suas flores, privilegiando aquelas que não estão totalmente abertas, pois podem perder suas pétalas durante a secagem.
  2. Remova qualquer folhagem dos caules. Se, por outro lado, pretende desfrutar de um pouco de verde nas suas criações, pode deixar algumas folhas nos caules.
  3. Junte as flores por espécie e faça maços (5-6 flores por maço para as flores menores).
  4. Amarre as pontas de cada grupo de flores com barbante.
  5. Em seguida, amarre os torrões de cabeça para baixo em um varal ou pendure em um cabide.  Eventualmente você ache que os caules são muito longos, você pode cortá-los um pouco.
  6. Finalmente, pendure os maços em um local mal iluminado (para manter a cor da flor, pois a luz direta faz com que as pétalas desapareçam).
  7. Em seguida, espere 3-4 semanas até que as pétalas das flores estejam completamente secas e crocantes.

Processo 2 / Seque as flores no microondas

Materiais necessários:

  • flores
  • dessecador (com sílica gel)
  • água
  • recipiente seguro para micro-ondas

Modo de preparo

  1. Primeiramente inicie removendo todas as folhas do caule. Encha o recipiente com uma fina camada de dessecador (substância absorvente de umidade), o gel de sílica é um dos mais populares. Você pode encontrar gel em qualquer loja de artesanato.
  2. Agora coloque sua flor nesta camada.
  3. Cubra com uma camada adicional de sílica gel para que a flor fique completamente enterrada sob o dessecador. Caso as suas flores sejam pequenas, coloque várias no mesmo recipiente, apenas certifique-se de que estão todas cobertas com a substância utilizada.
  4. No micro-ondas, coloque o recipiente com dessecador e flores e um copo com água.
  5. Aqueça no microondas em intervalos de 30 segundos, verificando o estado das pétalas a cada vez. Esse processo leva cerca de 2-3 minutos para as flores secarem.
  6. Assim que as flores estiverem secas, insira-as novamente no gel de sílica e deixe-as repousar por 24 horas.

Outra opção, se você não tem tempo ou paciência para esperar várias semanas, experimente a técnica de secagem em micro-ondas.

Buquês de flores Secas – feitos à partir das técnicas com flores secas – Imagem via: Anthropologie

Enfeite as mesas da sua casa com uma composição original de flores secas

Bem, as flores já secaram e agora o que podemos fazer com elas? Portanto, a ideia mais simples e conhecida é fazer um lindo arranjo de flores. Organize as diferentes espécies em um buquê e, em seguida, escolha um vaso com design deslumbrante, com certeza vai ter muito destaque na sua mesa.

Então, gostou dessa dica, compartilhe esse link, comente, Afinal sua opinião é muito importante para nós.

Veja também:

Como fazer um sachê perfumado de lavanda

Faça você mesmo um vela de citronela, para repelir mosquitos

Como organizar sua mesa de trabalho, com 5 dicas essenciais

Ideias criativas para enfeita a porta para recebe o natal

faça seus enfeites de natal, com massa de modelar

Veja sempre todas as nossas dicas, sobre moda/estilo, dicas domésticas e mais, tudo para melhorar seu dia a dia e bem estar.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo Protegido!!