Como usar o método Marie Kondo para organizar sua casa, descubra aqui

Arrrumação baseada no método Marie Kondo (konmari)

Provavelmente você já deve conhecer a “guru” da organização Marie Kondo, uma personalidade mundial que estourou com o livro, “A mágica da arrumação” best seller em diversos países. Além disso, ganhou séries na Netflix e construiu

todo um império sobre o assunto.

Pois, bem Marie com seu método “Marie Kondo” (konmari), defende que a arrumação deve ser algo prazeroso e divertido, então vamos elencar os pontos que podem te ajudar na arrumação da sua casa.

Descubra como o Método Marie Kondo pode ser eficaz no cotidiano

Primeiramente, o método Marie Kondo (Konmari) pode ajudá-lo não apenas a ter uma vida organizada, mas também a encontrar alegria e uma atitude positiva daqui para frente, esse é o lema de Marie.

Arrume por categorias é o ponto alto do Método Marie Kondo

Definitivamente, você deve começar a arrumar seu espaço por categorias, e não por ambientes.

O primeiro passo para aplicar o método Konmari é tirar tudo do guarda-roupa ou armários que pertençam à mesma categoria e fazer uma pilha. No entanto você deve focar na categoria roupas, pois você pode ter roupas em outros cômodos da casa como banheiro, lavanderia, etc..

Veja as categorias que você deve iniciar segundo o método (konmari)

  • Roupas;
  • Livros;
  • Papelada;
  • Itens variados; (brinquedos, itens de cozinha, CDs, DVDs, produtos de limpeza, itens de escritórios e suprimentos
  • Artigos de valor sentimental

Encontre a alegria na arrumação

Em seguida, o próximo passo é encontrar alegria no objeto. Marie aconselha que você faça essa ação com tranquilidade.

Para cada item, pegue-o em suas mãos e pergunte-se “Esse item desperta alegria?”.

É uma pergunta muito subjetiva, mas uma pergunta que você saberá responder facilmente depois de fazer alguns testes. Guarde somente o que te traz felicidade e focando nisso, fica mais fácil arrumar e guardar só o que te deixa feliz.

Ache um lar para tudo

Quando terminar de passar pelos itens, você terá duas pilhas. Uma das coisas que você deseja manter e outra para descartar itens.

Logo, as coisas que você não quer, doe ou venda ou descarte. No entanto, para todos os itens que você vai manter, ache um “lar” para eles, tudo deve ter um lar para morar.

Método de dobrar Marie Kondo

Marie Kondo sugere uma forma muito simples de dobrar roupas que garante que você possa ver todas as roupas de uma vez e ter uma visão geral de seus pertences.Você dobra seus itens em uma pequena forma retangular e coloca cada peça em pé como em uma linha.

Para as prateleiras de guarda-roupas, você pode usar caixas para ajudar a manter as roupas no formato certo, isso garante um padrão de arquivamento sem que saiam do lugar.

Qual deve ser a frequência da arrumação

Não há tempo para finalizar as categorias. É importante que você reserve um tempo para pegar cada item em sua mão e veja se eles geram alegria.

Você pode fazer categorias no fim de semana e tirar um dia para ordenar os itens ou você pode fazer isso em dias consecutivos e acabar com isso. Tudo depende de quanto tempo você tem.

Conclusão

A leitura do livro pode ajudar muito com o processo de organização ficando mais agradável com muitas dicas que Marie Kondo dá. Vale dá uma conferida.

Então, gostou dessa dica, compartilhe esse link, comente. Afinal, sua opinião é muito importante para nós.

Veja também:

Organize sua rotina com bullet journal, otimize seu tempo

Como montar um necessarie básica para o dia a dia

Deixe a bancada do lavaba organizada, saiba como

Como organizar o guarda-roupa, saiba mais com essa dicas

Mantenha a maquiagem organizada com essas dicas

Veja sempre todas as nossas dicas, sobre moda/estilo, dicas domésticas e mais, tudo para melhorar seu dia a dia e bem estar.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo Protegido!!